terça-feira, 28 de maio de 2013

Machu Picchu


Um destino que mistura história e natureza. Assim é Machu Picchu, no Peru. Símbolo maior do Império Inca e patrimônio cultural da Unesco, a cidade pré-colombiana construída no século XV, no topo de uma montanha a 2400 metros de altitude, reserva surpresas e experiências sensoriais pra lá de especiais.


A melhor época para visitar Machu Picchu é de maio a setembro. Para chegar lá é preciso voar até Cusco. A cidade, com 3400 metros de altitude fica no sudeste do Vale Sagrado dos Incas e serve como base para a maioria dos turistas que visitam o parque arqueológico. 


Uma vez em Cusco, vale se hospedar por alguns dias nas proximidades da Praça das Armas e aproveitar para explorar seus arredores, assim como o artesanato e as comidas e as bebidas típicas do ceviche ao pisco sour.


 De Cusco para Machu Picchu há  duas principais opções de ida: de trilha ou de trem. A primeira é ideal para quem não dispensa uma boa aventura. São muitos os roteiros de trilha, mas todos eles são indicados para quem está em boa forma física, disposto a fazer longas caminhadas e acampar pelo menos três dias nas montanhas - que podem chegar a uma altitude de 4000 metros (!). A segunda, bem mais light, é encarar uma viagem de 3h30min de trem até o povoado de Águas Calientes e de lá pegar um ônibus (20 minutos) até o portal de entrada do parque.


 Atente-se, pois Machu Picchu tem um limite de visitantes diários. Portanto, a melhor pedida é comprar os ticketes de trem e as entradas antecipadamente pela internet ou através de agências de viagem. Outra dica bacana é se programar para chegar lá nas primeiras horas da manhã – e para tanto a melhor estratégia é ficar pelo menos uma noite hospedado em Águas Calientes para que a viagem não se torne uma desagradável maratona.


 Visite Machu Picchu com calma e deixe-se energizar pela força que emana do local. O parque tem inúmeras construções e só de escadas são mais de 100. Da série “aventura de lavar a alma”, subir a montanha de Waynapicchu, que fica dentro do parque e de onde se tem uma visão geral das construções, é a cereja do bolo nessa incursão mística.


No mais, aproveite para contemplar o visual do vale, das montanhas, do verde e do céu de todos os cantinhos possíveis. Certamente será um daqueles dias inesquecíveis que ficarão guardados para sempre na memória afetiva.



Uma delícia de viagem que deixa gostinho de quero mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário