quinta-feira, 4 de abril de 2013

Inhotim


Definitivamente visitar Inhotim (o museu do momento!) é uma viagem imperdível. O centro museológico de arte contemporânea a céu aberto fica na cidade de Brumadinho (a 60km de Belo Horizonte), Minas Gerais – e, sem exageros é mesmo o máximo!



Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Paz, Inhotim foi criado nos anos 80 e teve como primeiro colaborador paisagístico Roberto Burle Max (1909-1994). Sim, a cereja do bolo desse museu-mais-que-especial é justamente o mix e a interação da beleza natural com as grandiosas obras de arte. São cinco lagos e muitas espécies vegetais raras espalhadas pelo terreno.



Reserve pelo menos dois dias para conhecer o museu. São cerca de 70 obras ao ar livre (nos jardins, no meio da mata atlântica, no topo das montanhas…), e mais outras tantas distribuídas pelos pavilhões e galerias. Os artistas? Os brasileiros Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Tunga e Cildo Meireles e os estrangeiros Matthew Barney, Yayoi Kusama, Jorge Machi e Janet Cardiff são alguns dos que tem suas obras expostas por lá.



Lindo, limpo, estruturado, organizado, grandioso e ousado. Inhotim tem dois restaurantes (deliciosos!!), um bar e vários cafés e lanchonetes. Banheiros e bebedouros espalhados pelo museu e carrinhos elétricos sempre a postos para levar as obras mais distantes completam o passeio.



Fim da prosa: Inhotim poderia estar em qualquer top cidade do mundo mas, exatamente por ficar logo ali, em Minas Gerais, se torna ainda mais especial e impressionante. Enfim, simplesmente imperdível. Para ir e voltar sempre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário