quarta-feira, 10 de abril de 2013

Berlim

Histórica e dinâmica. Assim é Berlim. A maior cidade alemã, que por 28 anos (1961-1988) ficou dividida em dois blocos, de uns tempos pra cá se firmou como o destino europeu que todos querem conhecer. Com atmosfera alegre e dinâmica, a cidade ainda em reconstrução (esbarrar em tapumes e andaimes de obras é recorrente) hoje figura entre os mais influentes centros culturais europeus e anda disputando a preferência da turma das artes e da moda. 





Ali, de fato, encontra-se algo raro no Velho Continente. O atual hype berlinense se explica não só pela explosão de novas tendências, ideias e estilos, mas pelo baixo custo de vida. Vinte e dois anos após a queda do Muro, a Berlim atual não é só uma das capitais europeias com maior densidade artística. É também o destino do momento de artistas de todo mundo que se mudam pra lá ávidos por novas incursões e afoitos por fazer e acontecer. O resultado? A cidade respira e transpira renovação, ousadia e liberdade. 



Vivenciar esse renascimento e reconhecer o novo e o surpreendente a cada esquina é algo que faz a viagem muito especial. Principalmente de abril a setembro, quando a primavera e o verão mudam completamente a dinâmica da cidade. As ruas, parques, museus, galerias e espaços públicos são tomados por performances, eventos e apresentações de arte que atraem gente de toda parte e nada deixam a dever a alta temporada nas melhores cidades europeias. 



Comece a explorar Berlim por seus principais pontos turísticos. Vá ao Portão de Brandenburg, construído no século 18 durante o reinado do Kaiser Friedrich Wilhelm II; ao Palácio do Reichstag, prédio do parlamento alemão, que teve a cúpula reconstituída após o incêndio de 1933; ao Memorial do Holocausto, monumento com 2711 blocos de concreto com tamanhos e disposições diversas; ao Check Point Charlie, reconstituição de um dos mais famosos pontos de passagem do Muro de Berlim que conta também com um museu; a Torre da TV, de onde se tem uma vista 360 graus da cidade; e ao East Side Gallery, a maior parte do muro ainda de pé, com 1,3 quilômetros de extensão, que reúne um conjunto de pinturas de artistas de todo o mundo. 




Para incorporar o clima atual da cidade é fundamental entender sua história. O museu The Story of Berlin e o DDR Museum são ótimas opções para isso. Outro passeio imperdível é à Ilha dos Museus. A região concentra os cinco principais museus da cidade: o Neues Museum (com templos e portais da antiga Babilônia) o Boden Museum, o Altes Museum e a  Alte Nationalgalerie. Para os fãs de arte contemporânea, visitar o Hamburger Bahnhof é obrigatório. O museu bacana toda vida abriga obras de nomes como Andy Warhol, Keith Haring, Robert Rauschenberg, Cy Twombly e Anselm Kiefer. Nesse roteiro, vale incluir também um pulo ao Tacheles – o antigo prédio de um industrial judeu, hoje ocupado por artistas, e que funciona como um centro cultural alternativo. 



O Mitte, o Prenzlauer Berg e o Kreuzberg são os três bairros imperdíveis de Berlim. Explore-os a pé ou de bicicleta. No Mitte, o coração da cidade, as ruas Linienstrasse e Auguststrasse reservam boas galerias de arte, enquanto nas proximidades da Weinmeinsterstrasse e da Alte Schönhausestrasse encontram-se boas opções de compras. Prenzlauer Berg, o bairro da moda, tem bons bares, lojas, cafés e restaurantes e fica próximo ao Mauer Park – o place to be aos domingos, quando acontece um Flea Market e um karaokê a céu aberto. Por fim, Kreuzberg figura como o bairro alternativo, dos imigrantes turcos e da vida boemia. 



Quando a fome bater, a oferta gastronômica de Berlim é grande. Há restaurantes vietnamitas, tailandeses, indianos, turcos, gregos, italianos… e, claro alemães. Uma vez lá, não deixe de experimentar os pratos típicos como o Eisbein (joelho de porco) o Currywurst (salsicha temperada com ketchup ao curry) e o Kassler (lombo defumado) – sempre acompanhados de uma ótima cerveja alemã, bem como deve ser. 



Fim da prosa: como costumam dizer os berlinenses: “Paris sempre será Paris. Mas, Berlim está se tornando Berlim”. 

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário