terça-feira, 11 de junho de 2013

Japão

Se a sua ideia para as próximas férias é dar um giro pelo Japão, reserve pelo menos 10 dias no seu calendário. O país, conhecido mundialmente como a terra do sol nascente, tem a terceira maior economia do mundo e mescla como nenhum outro suas tradições milenares com a mais alta tecnologia.


Comece pela capital: Tóquio. A cidade é uma das metrópoles mais limpas e organizadas do planeta, graças a busca incessante dos japoneses por soluções sustentáveis e sociais. Tóquio é a terra do sushi mas, concentram-se ali também, restaurantes franceses e italianos de alto nível além de toda a sorte de grifes, lojas de eletrônicos e de departamento. Enfim, um sem fim de opções de consumo para todos os gostos.


Depois, explore os arredores. Visite a histórica Nikko e a tranquila Kamakura e pegue o trem-bala para desfrutar de vistas imperdíveis do Monte Fuji.


Enfim, prepare-se para uma imersão histórica na cultura japonesa. Para conhecer os palácios, templos e castelos japoneses faça um tour pela região de Kansai. Por lá, encontram-se cidades como Kyoto, Osaka e Nara, que preservam tradições culturais como a cerimônia do chá, a meditação budista, o kaiseki (banquete à moda japonesa) e as gueixas.


No sul do país, fica Hiroshima – a cidade que sobreviveu à bomba atômica e é símbolo da paz mundial e da reconstrução do país – e as praias paradisíacas de Okinawa, a província mais ao sul do Japão.


No norte, a paisagem é montanhosa e selvagem. Para quem viaja no inverno, vale incluir no roteiro um stop em Hokkaido e ou nos Alpes Japoneses, ao centro. Ali encontram-se super resorts de ski com pistas bem estruturadas e que, não à toa, foram palco dos jogos olímpicos de inverno, em 1972 e 1998.



QUANDO IR

Se você quer assistir a tradicional floração das cerejeiras programe-se para ir entre o fim de março e o começo de maio. Nesse período, a população costuma sair as ruas para festas e piqueniques.


Entre junho e agosto é o verão japonês. É muito quente e chove bastante. Mas, é quando acontecem os principais festivais como o Kanto Matsuri (Akita), Gion Matsuri (Kyoto), Grande Festival de Fogos de Nagaoka (Niigata), Hakata Gion Yamakasa (Fukuoka) e Nebuta (Aomori).


No outono, o clima é agradável e a paisagem ganha tons de vermelho, amarelo e laranja.



O inverno é a pedida para os amantes do frio e do ski.


Nenhum comentário:

Postar um comentário